Notícias

O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo

  30/04/2021

Compartilhe:              


O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo, sendo o terceiro cereal mais produzido em todo o globo e perdendo apenas para o milho e para o trigo. O seu cultivo é tão antigo quanto a própria civilização. Por isso, sua origem ainda é motivo de muitas controvérsias, apesar de evidências apontarem a Ásia, mais especificamente a China, como o local de início do plantio.

Constituído por sete espécies de cereais, o arroz, no Brasil, é um grande acompanhante dos mais diversos pratos. Ao lado do feijão, por exemplo, faz uma dobradinha clássica na mesa da maior parte da população, que busca, além de um prato saboroso, uma alimentação rica em nutrientes. Em relação aos seus benefícios à saúde, uma nova pesquisa aponta que esse ingrediente possui mais vantagens do que se imaginava.

Mesmo com grande quantidade de carboidrato, nutriente muitas vezes taxado erroneamente de vilão, o arroz passou a ser um ingrediente quase obrigatório na mesa de celíacos, já que não possui glúten em sua composição. Uma pesquisa feita pelo Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo de uma porção diária do cereal – seja ele branco ou integral – faz com que o organismo possua menos gordura e mais sais minerais, como potássio, ferro e magnésio, que ajudam a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, sua ingestão previne a diabetes, pois possui boas quantidades de amido, que controla o índice glicêmico no sangue.

O melhor jeito de consumir o arroz ainda é apostar na tradicional combinação com alguma leguminosa, como o próprio feijão, a lentilha ou grão-de-bico. Essa composição fornece um aporte proteico de boa qualidade e se complementam. Conheça os diferentes tipos de arroz e seus benefícios:

Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Apesar de ser o mais consumido no Brasil, é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o processo de polimento.

Arroz integral: Fonte rica de fibras, minerais e óleos essenciais, ele estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. O arroz sete grãos, ou sete cereais, o possui em sua fórmula, além de ter também cevada, trigo, triticale, aveia, linhaça e quinoa.

Arroz negro: Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

Arroz vermelho: Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

Arroz selvagem: Na verdade se trata de outro tipo de grão, mas muitos o consideram como arroz. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.